A

 

Ablação com Radiofreqüência
ver procedimentos 

Acidente Vascular Cerebral
Também conhecido como AVC ou Derrame Cerebral, é caracterizado pela lesão no cérebro causada por um uma obstrução ou rompimento em um dos vasos sangüíneos que irrigam a região cerebral.

 

Ácido Vanil-Mandélico (VMA)
ver procedimentos 

 

Ácidos Graxos
são unidades formadoras de quase todas as gorduras. Nosso organismo produz ácidos graxos, porém alguns não podem ser produzidos, são os ácidos graxos essenciais, que precisam ser fornecidos pela alimentação.  

 

AIDS
E uma abreviação, em inglês, das iniciais das seguintes palavras:Acquired Imuno Deficience Syndrome-Sindrome de Imuno-Deficiencia Adquirida (SIDA). Esta sigla é usada em alguns artigos e é igual a AIDS. Doença infecto-contagiosa causada por um vírus,que é transmitida pelo contato sexual, pelo sangue e pelo leite da mãe. 

 

Aneurisma
Dilatação de qualquer artéria do corpo.

 

Aneurisma da Aorta
Dilatação da artéria aorta que pode ser na crossa da aorta, perto do coração ou na aorta descendente, que fica no abdome.
Veja também : Estenose da aorta

 

Angina Pectoris
É o termo médico em latim que significa dor no peito, causada pela pouca irrigação de sangue do músculo do coração. Nome dado à dor que antecede ao infarto. Nem todas as vezes que surgem dores no peito é um prenuncio de infarto. A dor no peito suspeita é aquela que surge depois de esforços físicos; dura poucos minutos e vai embora.
Veja também : Ataque Cardíaco

 

Angioplastia
dilatação da artéria obstruída por meio de um balão ou pela técnica do laser.

 

Angiografia (Exame)
ver procedimentos

 

Anticoagulante
é o medicamento que impede a coagulação do sangue
Veja também: Heparina ou Cumarina, Aspirina.

 

Aorta
A maior artéria do corpo. É também o nome de uma válvula do coração.
Veja também : Aneurisma da aorta

 

Arritmia
batimentos cardíacos anormais.
Veja também: Fibrilação atrial, Taquicardia.

 

Artéria
canal aonde circula o sangue oxigenado chamado sangue arterial. Todas as palavras que começam com o sufixo angio são relacionadas a artéria.
Veja também : Aorta, Arteriografia, Angioplastia

 

Artérias Cerebrais
São artérias do cérebro, que como as artérias coronarianas, pode-se fazer a angiografia cerebral.

Arteriosclerose
é o mesmo que ateroesclerose. Envolve o depósito de gorduras (colesterol) cálcio, fibrina na camada interna das artérias. Palavra de origem grega que significa artérias endurecidas.

 

Arteriografia
Exame radiológico das artérias com contraste.

 

Aspirina
é um medicamento preventivo usado pelos pacientes que já tiveram infarto do miocárdio, angina instável, acidente cerebral isquêmico ou isquêmicos transitórios atípicos. É um anticoagulante.
Veja também : Anticoagulante.

Ataque cardíaco
é a mesma coisa que infarto do miocárdio.

 

Ateroesclerose
é o mesmo de arteriosclerose. Envolve o depósito de gorduras (colesterol), cálcio,fibrina na camada interna das artérias. Palavra de origem grega que significa artérias endurecidas.

 

Ateroma ou Placa
É a formação, dentro da artéria, que estreita a passagem do sangue. É o que constitue-se na ateroesclerose ou arteriosclerose.

 

Atrial
é também o nome da auricula, que é uma das quatro câmaras do coração que recebe o sangue venoso. Existe a auricula Direita e a Esquerda.
Veja também- Fibrilação atrial