• ENDOCARDITE


    • O que é?

      A endocardite é uma infecção do revestimento interno do coração, chamado de endocárdio. Ela acontece quando uma bactéria ou germe de outra parte do corpo se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando ao coração doente. É incomum que a endocardite afete pessoas com o coração saudável. Se não for tratada a doença pode danificar e destruir as válvulas do coração.



      Sintomas e exames

      A endocardite pode causar febre e calafrios, fadiga, falta de ar, dores nos músculos e articulações, sudorese e tosse noturnas, perda de peso, palidez, pequenas manchas roxas ou vermelhas na pele, manchas branca nos olhos e/ ou dentro da boca.



      Principais Causas

      Em sua maioria, os casos de infecção do endocárdio são ocasionados por uma bactéria, mas fungos e outros microrganismos podem desencadear a doença. Os agentes infecciosos entram na corrente sanguínea pela gengiva e dentes não saudáveis, áreas de infecções, intestinos, materiais perfurantes como cateteres e agulhas e procedimentos dentais. Normalmente o sistema imunológico se encarrega de destruir as bactérias e mesmo que elas alcancem o coração, não necessariamente causarão uma infecção. Para que isso aconteça o indivíduo já apresenta algum dano no coração, especialmente nas válvulas, que dão condições para que a endocardite ocorra. Pessoas com problemas nas válvulas cardíacas, válvulas artificiais no coração, defeitos congênitos, histórico de endocardite anterior, com outros problemas cardíacos, com cáries e problemas nos dentes e gengivas, ou com histórico de uso de drogas injetáveis são mais propensas a desenvolver endocardite.



      Tratamento e cuidados após o diagnóstico

      O médico pode suspeitar de endocardite baseado no histórico médico e nos sintomas. Com um estetoscópio ele pode escutar o coração procurando por um sopro novo ou alteração de sopro que já existia. Outros testes para endocardite como exame de sangue, ecocardiograma transesofágico, eletrocardiograma, raios-x do tórax, ajudam na identificação da doença.



      Complicações

      A endocardite, assim como outros problemas que atingem o coração, pode ter complicações. Insuficiência cardíaca, danos em órgãos e tecidos além de infecções no cérebro, rins, baço e fígado são as mais comumente registradas.