• MIOCARDITE


    • O que é?

      Miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e a inflamação prejudica a ação de bombeamento do sangue provocando arritmias e insuficiência cardíaca. Seu tempo de duração depende da causa da inflamação e do estado de saúde do paciente. Ela pode levar pelo menos duas semanas para melhorar, alguns casos podem levar meses ou até mesmo causar danos permanentes.



      Sintomas e exames

      Quadros leves de miocardite podem não apresentar sintomas ou até mesmo ser confundido com sintomas de infecções virais. A recuperação é rápida e a pessoa pode nem saber que teve uma miocardite. Nos casos em que os sintomas são percebidos a pessoa pode sentir dores no peito, arritmias, dificuldades para respirar, inchaço nas pernas, edemas e aumento no tamanho do fígado. Eventualmente pode ocorrer perda de consciência, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, febre, dor de garganta e diarreia.



      Principais Causas

      Mais frequente em homens ela pode ocorrer em qualquer idade. Não há uma causa determinante e normalmente decorre de uma complicação de doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Podem estar associadas a uso de medicamentos, doenças auto-imunes, consumo exagerado de álcool e drogas.



      Tratamento e cuidados após o diagnóstico

      Repouso e tratamento medicamentoso são as terapias mais comuns para o cuidado com a miocardite. Outras medidas incluem a diminuição da ingestão de sal e líquidos. Quase sempre a recuperação completa não apresenta sequelas, em casos mais extremos é necessário medicamento intravenoso e até mesmo intervenções cirúrgicas como o transplante cardíaco.



      Complicações

      A redução na capacidade de bombeamento do sangue pode acarretar no surgimento de arritmias cardíacas. Em casos mais complexos pode haver formação de coágulos no coração levando a um acidente vascular cerebral ou infarto.