• SBC promove no dia 31 de maio uma campanha de conscientização do Dia Mundial SEM Tabaco

      A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove no dia 31 de maio no Conjunto Nacional das 09h as 14h a campanha de conscientização do Dia Mundial SEM Tabaco. A ação acontece para despertar a população sobre os malefícios causados pela dependência do uso de Nicotina. A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) atua em parceria com a SBC sobre o levantamento da bandeira da decisão de parar de fumar.

      A OMS estima que até 2030 as doenças crônicas não transmissíveis podem ser responsáveis por mais de 75% das mortes no mundo e que o tabagismo é o único fator de risco em comum para 4 doenças desse grupo: cardiovasculares, respiratória, câncer e diabetes.

      Outro dado importante de ser tratado é o impacto socioeconômico causado pela doença. Além dos danos à saúde pública com gastos relacionados ao tratamento da doença e das complicações causadas pelo vício, há outros impactos que não são lembrados quando pensamos no consumo de produtos do tabaco como a degradação e desequilíbrio da biodiversidade em tempos de grandes mudanças climáticas e o que isso impacta para as gerações futuras.

      Campanhas educativas e de incentivo a políticas públicas tem sido uma das principais ferramentas no combate ao tabagismo. É por meio de ações preventivas que, muitas vezes, a informação chega ao doente. A partir disso ela recorre ao auxílio de profissionais para combater o vício.

       

      Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

      Atualizado em: 16/05/2017