• Movimentos simples e rápidos ajudam no relaxamento e na melhora da circulação sanguínea

      Movimentos simples e rápidos ajudam no relaxamento e na melhora da circulação sanguínea

      Com a rotina que as pessoas enfrentam diariamente, especialmente do trabalho, falta tempo para relaxar e cuidar da saúde. A maior parte das pessoas passa muito tempo sentada em frente a um computador o que torna comum nos escritórios ouvir queixas a respeito da falta de tempo para cuidar de si mesmo. Mas é muito importante reservar alguns minutos do dia para movimentos simples de alongamento que ajudam a relaxar e trazer grandes benefícios. Uma dica importante é observar o espaço disponível, checar as limitações e não prejudicar a rotina de trabalho. Veja nossas dicas.

      Alongamentos para você fazer enquanto estiver sentada:

      1. Estique as pernas à frente do seu corpo e alongue-se tentando pegar as pontas dos pés com as mãos.
      2. Gire a cintura o máximo que puder para a esquerda, segure por cinco segundos. Em seguida, repita o movimento girando para a direita. Tente repetir o movimento cinco vezes de cada lado.
      3. Gire os tornozelos em ambas as direções (direita e esquerda) por cerca de cinco segundos. Tente fazer cinco séries de oito repetições em cada direção.
      4. Estique seu braço direito em direção ao lado esquerdo o máximo que puder. Apoie a mão esquerda na dobra do seu cotovelo esquerdo, ajudando a alongá-lo. Sinta o alongamento por cerca de cinco segundos e, depois, faça o mesmo movimento com o outro braço. Tente repetir cinco vezes de cada lado.
      5. Para movimentar as panturrilhas, tire os calcanhares do chão, ficando na ponta dos pés (sentada na cadeira). Segure nesta posição por dez segundos. Tente repetir o exercício oito vezes. Os músculos da panturrilha devem começar a queimar após alguns segundos.
      6. Mexa cada um dos seus dedos com cuidado: estenda-os, flexione-os, abra-os e feche-os.
      7. Mantenha-se sentada na cadeira, com a coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhe de um lado para o outro, lentamente. Repita fazendo os movimentos olhando para cima e para baixo.
      8. Com a ajuda da mão, traga o pescoço para o lado e segure por alguns segundos. Depois, repita para o lado contrário.
      9. Tente pegar no pé da própria cadeira, alongando a lombar. 10. Estique os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos e se mantenha nesta posição por alguns segundos.

      Então já sabe: não fique o dia todo parada em frente ao computador. Se possível, levante e faça uma rápida caminhada de uma em uma hora. Conte ainda com esses exercícios que podem ser feitos enquanto você está sentada. Eles ajudarão você a relaxar e farão bem para a sua saúde física de forma geral.

       

      Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

      Atualizado em: 28/01/2018