• Psoríase: a doença de pele pode influenciar em problemas no coração

      #psoriase #infarto #coracao #cardiologia #cardiologista



      Pessoas que tem psoríase tem mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

      Ele é uma doença inflamatória crônica de pele que provoca lesões no corpo. Há cientistas que acreditam que o isolamento social que acomete essas pessoas é uma das razões para que isso ocorra. Os índices de hipertensos, diabéticos e obesos nesse grupo de indivíduos é bastante evidente.

      Outro ponto a ser destacado é que a psoríase acarreta numa inflamação crônica que não atinge apenas a pele, mas várias partes do organismo. Ela afeta moléculas importantes que favorecem o entupimento de vasos sanguíneos e resistência à insulina. O mesmo acontece em pessoas com lúpus, que é uma doença autoimune, que além de lesões na pele, afetam articulações e contribui para formação de placas nas artérias. Moléculas inflamatórias estimulam o estoque de gordura nas células e aumentam a pressão sanguínea o que influencia no risco de entupimento de veias podendo causar infarto e AVC.

      É sabido que independente de doenças mais graves os hábitos de vida influenciam na saúde de todos, mas pessoas que tem doenças associadas precisam se preocupar em dobro com essas questões já que escolhas inadequadas aumentam o risco e diante de processos inflamatórios. Fique atento!

       

      Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

      Atualizado em: 17/12/2018